O vigilante de uma escola localizada no bairro Primavera, em Arapiraca, Agreste alagoano, foi ferido com um objeto perfurocortante, por um jovem de 19 anos que tentou invadir a unidade de ensino, na tarde desta terça-feira (23).
De acordo com informações policiais, o jovem teria tentado invadir a Escola de Ensino Fundamental Djalma Mateus Santana. O porteiro, de 47 anos, conseguiu impedir, mas foi ferido. Ele foi socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e encaminhado ao Hospital de Emergência do Agreste (HEA), onde foi submetido a uma cirurgia no ombro.
À polícia, testemunhas contaram que o rapaz entrou no local, atingiu o porteiro e saiu correndo. De acordo com a polícia, após a agressão o jovem voltou para a casa onde mora. Quando os militares chegaram na escola, e souberam do ocorrido, foram até a casa do agressor, que foi levado para a Central de Polícia Civil.
Familiares do jovem contaram para os militares que ele sofre de transtornos psicológicos, toma remédios controlados e até duas semanas atrás estava internado no Hospital Psiquiátrico Teodora Albuquerque, conhecido como ITA, localizado em Arapiraca. Ele também já respondeu por ato infracional análogo à tentativa de homicídio quando era menor.
O caso gerou uma grande repercussão nas redes sociais e deixou os moradores do bairro preocupados.
No fim da tarde, a Secretaria Municipal de Educação e a Secretaria de Ordem Pública divulgaram uma nota conjunta informando o a agressão foi voltada ao vigilante e que a escola já havia adotado protocolos de segurança e que, apesar do vigilante ter sido ferido, a unidade conseguiu evitar que o agressor tivesse contato com qualquer estudante da instituição.
A secretaria de Educação informou que a escola retomará as aulas nesta quarta-feira (24) e que receberá reforço na segurança.
Confira a nota das secretarias, na íntegra:
“As secretarias Municipais de Educação e Esporte e de Ordem Pública informam que o ocorrido nesta terça-feira (23) na Escola Municipal Djalma Matheus Santana foi contido e, embora o vigilante tenha sido atingido por um objeto perfurocortante utilizado por um indivíduo já devidamente identificado, os danos foram minimizados graças a ação de controle já adotado nas escolas municipais.
O indivíduo foi detido pelas forças de segurança e em seguida direcionado para a Central de Polícia Civil de Arapiraca, onde foi lavrado um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO). O ato aconteceu de forma direcionada ao vigilante.
Para a preservação dos alunos e alunas, todos os protocolos de segurança foram realizados pelos profissionais da Instituição de Ensino – conforme orientações realizadas durante formação com gestores -, evitando, dessa forma, quaisquer contatos com o agressor.
O servidor municipal está sob os cuidados da equipe médica do Hospital de Emergência do Agreste (HEA) e nesse momento, ele também recebe apoio da prefeitura, que ressalta, ainda, que a prioridade do momento é garantir a sua recuperação e bem-estar.
As secretarias informam, também, que para o retorno das atividades desta quarta-feira (24), a escola receberá reforço em sua segurança.”